top of page

FULNI-Ô

Os Fulni-ô são o único grupo indígena do Nordeste que conseguiu manter viva e ativa sua própria língua - o Ia-tê - assim como um ritual a que chamam Ouricuri, que atualmente realizam no maior sigilo. Os Fulni-ô atualmente habitam o município de Águas Belas, situado na zona do sertão, a 273 quilômetros da capital do estado de Pernambuco.

Quando uma seca de mais de sete anos devastou a agricultura de subsistência, este povo passou a ter no artesanato e nas apresentações culturais os principais caminhos para sua manutenção econômica. Exímios artesãos, têm uma ligação com as aves que só um povo que sofre com a ausência de suas matas, rios e caças, poderia ter. Chama a atenção também sua elaborada pintura corporal e os adornos que utilizam em seus rituais.

Por mais de um ano tive contato com um grupo de indígenas - Xumayá Xya, Manny e Puwé - e pude documentar várias expressões artísticas: rituais, pintura corporal e adornos. A serie FULNI-Ô é fruto deste contato, e nos mostra um pouco da magia e da riqueza cultural deste povo.

bottom of page