Fogo Sagrado é uma instalação sustentável, feita com a matéria prima da floresta pela artista visual Rosa Bernardes.

FOGO  SAGRADO

 

 

Evento                 Natureza Escondida

Data                     9 e 10 de junho

Horário                10 as 16hs

Local                   Parque Municipal da Prainha

 

Resumo

Fogo Sagrado é uma instalação sustentável, feita com a matéria prima da floresta pela artista visual Rosa Bernardes.

Descrição

Em parceria com os funcionários do Parque Municipal da Prainha, a artista visual Rosa Bernardes está coletando na floresta a matéria prima para a sua instalação Fogo Sagrado. Galhos, folhas secas, troncos, cascas, tudo o que provoca combustão será utilizado para construir a obra, um mosaico natural de cores, texturas e formas.

"Acender o fogo, nas culturas tradicionais, é um ato que remete a antiguidade. A força de transmutação deste elemento, que faz da matéria um novo estado, nas cozinhas arcaicas, nos rituais religiosos, me trouxe um desafio enorme. Como representar o fogo sem poder acende-lo? Me restou desconstruir, fazer de sua matéria prima o espetáculo. "

A instalação, a ser vivenciada no evento Natureza Escondida na Semana do Meio Ambiente, ficará na entrada do Parque Municipal da Prainha, e terá um diâmetro de aproximadamente 6 metros. A artista convidou o indígena Xumaya Xya, da etnia Fulni-ô, para realizar um ritual de cura na abertura da exposição.

 

"Ao caminhar pela floresta, muitas vezes não prestamos atenção aos detalhes desta imensidão verde. Ao transportar esses elementos para a instalação, poderemos observar a fantástica biodiversidade da mata atlântica e a força da floresta."

Oração ao Fogo Sagrado
00:17
Instalação Fogo Sagrado
00:11
Baile na floresta
00:36
Fogo Sagrado - Teaser
00:47