| AUTOIMAGEM E AUTORRETRATO

Workshop

A fotografia é hoje o principal meio de comunicação nas redes sociais. Como podemos usar essa linguagem para se expressar melhor? Como a nossa autoimagem pode ser atualizada de forma consciente? Essa e outras questões serão vivenciadas no workshop Autoimagem e autorretrato – a imagem do corpo na comunicação, com a coordenação da coach Claudia Braune e a artista visual Rosa Bernardes.

Autoimagem

A autoimagem está relacionada com a imagem corporal, forma, volume, tamanho e também com as emoções e os valores. As imagens ou registros do corpo vivido, vão sendo construídas e reconstruídas e se trata de um processo cíclico e gradativo ao longo da vida.

A autoimagem coaching e jornada do eu futuro é um programa criado pela terapeuta Claudia Braune para avaliar e atualizar a imagem que temos de nós mesmos. O programa ajuda a investigar os registros que guardamos sobre a nossa aparência, nosso estilo, nosso comportamento, nossas habilidades e características.

Existe na medicina uma diferença ou separação entre a imagem corporal, que engloba dimensões física, psíquica e social, do corpo e o esquema corporal, que seria mais uma das funções orgânicas, como a percepção de tempo e espaço em relação ao movimento corporal.

O Poder da Imagem nas redes sociais e em toda a historia da humanidade nos leva a pensar que se temos uma boa relação com esse “autorretrato”, temos maior poder de influenciar o nosso meio social e profissional. A nossa realização pessoal.

Assim, compreender como  o indivíduo constrói a imagem do corpo, como ele se vê e como se relaciona com o mundo, depende das vivencias que ele tenha construído a partir das suas experiências desde o nascimento. “A imagem do corpo é a síntese viva das nossas experiências emocionais” – Dolto 1984

Concluindo: vivemos uma constante reorganização (automática) da nossa imagem corporal e neste encontro com a arte quero exercitar a consciência corporal para uma auto avaliação lúcida, mas generosa, dessa imagem. Sair do automatismo para uma liberdade maior que vem da autoconfiança e do autoconhecimento.

No programa da Autoimagem Coaching abordaremos os temas:

- saúde sutil e linguagem organica

- mind set

- reimprinting

- meta linguagem

- coaching integral

- neuroespiritualidade

- body mind coaching

- desapego e o Eu futuro

 

Alguns distúrbios na Auto- Imagem, podem causar sintomas como ansiedade, tristeza ou depressão, insônia, dores de cabeça e irritação. Conhecer sua imagem interior, e saber jogar fora as coisas que não são para você carregar mais, é fundamental para a saúde e o bem estar.

Autorretrato

Retrato é a representação artística de uma pessoa. Antes da fotografia, só eram acessíveis à elite por meio da pintura, e podiam ser encomendadas a artistas. Com o advento da fotografia, os retratos tornaram-se acessíveis a todos. Os pintores, distanciados de seu público consumidor, começaram enão a pintar imagens de si mesmos, popularizando os autorretratos artísticos.

 

Com a chegada dos smartphones e das redes sociais, surgiram os selfies, quando mostramos nossa imagem em todo tipo de situações para comunicar sobre nossa identidade como indivíduos. Este fenômeno possui várias motivações, mas também se refere à necessidade de afirmação de nós mesmos. Outro aspecto relacionado às selfies é que a autoimagem projetada busca pela aprovação do outro, por meio de curtidas e likes.

 

Partindo da diferença entre selfies e autorretratos, buscaremos expandir a comunicação de nossa autoimagem nas redes sociais através de uma abordagem mais artística, onde a subjetividade de nosso olhar possa comunicar um pouco mais de nós mesmos.

Claudia Braune

Terapeuta corporal com formação em fisioterapia (IBMR) osteopatia (IBO),  Coaching pelo Instituto de neurolinguística Aplicada -INAP, instrutora de neurolinguística e constelação familiar, trabalha com o atendimento individual e Grupos de Assistência Reflexiva, com o objetivo de orientar e alavancar mudanças de vida pessoal e profissional. Coach da Artrio fair 2011 e Autora de dois  livros: Potencial Erótico – Saúde Sutil: auto-estima e terapia por meio do Prazer ( Ed. WAK, 2010); Índio Tucumã e os animais da floresta Amazônica, histórias contadas pelos avós (edição do auto e projeto plante1semente).

 

Rosa Bernardes

Artista visual e fotógrafa, dedica-se ao cinema, a fotografia e as artes visuais. Se formou em História pela PUC-Rio e trabalhou em diversos filmes documentais. Ganhou o Prêmio Especial do Júri no Festival do Rio (2009) produzindo o documentário Tamboro, de Sergio Bernardes.  Começou a trabalhar profissionalmente com fotografia em 2012 e teve trabalhos publicados em jornais, livros, participou de exposição coletiva e realizou individual.

INÍCIO
estúdio rosa bernardes
estrada do pontal 3900 | recreio | rio | brasil
rosabernardes.foto@gmail.com  | +5521996571909
  • Facebook
  • Facebook
  • Instagram
  • Instagram
  • Twitter